domingo, 4 de março de 2012

Três mortos e onze feridos em ataques na Colômbia

Dois ataques atribuídos à guerrilha comunista das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) contra populações isoladas do nordeste e sudoeste da Colômbia deixaram uma criança e dois militares mortos, ferindo ainda outras 11 pessoas neste sábado (3), de acordo com informações das autoridades do país.

Em Puerto Jordán, na província de Arauca, uma carga explosiva foi ativada durante uma patrulha militar pelo povoado. O artefato bélico causou a morte dois militares e mais três ficaram feridos, além de matar uma criança. O ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, classificou o ataque como um "ato de barbárie" ao destacar a morte da criança, e anunciou mais ações e esforços da força pública em declarações a jornalistas em Bogotá.

O outro ataque ocorreu na madrugada deste sábado, quando supostamente guerrilheiros das Farc lançaram um foguete artesanal contra o quartel de polícia de Timbiquí, província de Cauca. O ataque, que deixou duas crianças e seis militares feridos, também incendiou duas casas, queimadas pela explosão do artefato.

As Farc são conhecidas pela prática de sequestros e contrabando de drogas, em especial a cocaína, e gera impactos externos que afetam em grande escala o Brasil, que vem tomando medidas de proteção, especialmente na região da Amazônia em ações de combate aos crimes ambientais, descaminho, exploração sexual infantil, tráfico de pessoas, trabalho escravo, tráfico de drogas e armas, roubo de carga, veículos e combustível e biopirataria.


Publicado por: Thiago Bacelar Cardoso




Nenhum comentário:

Postar um comentário