Situada no Atlântico do Sul ao largo da costa Argentina, as Ilhas Malvinas (Falkland Islands, para os britânicos) são constituídas por duas ilhas principais e um número considerável de ilhas menores. A soberania das ilhas é questionada pela Argentina, sendo que em 1982 argentinos e britânicos travaram a Guerra das Malvinas pela posse do território. Apesar da vitória militar britânica no conflito, o governo argentino mantém a reivindicação da soberania até hoje.
Na semana passada a Ministra de Indústria Débora Giorgi propôs a um grupo de empresas argentinas e multinacionais, que importam produtos e insumos do Reino Unido, que substituíssem o país de origem dos seus produtos. A proposta de boicote a produtos britânicos foi uma forma do governo da presidente Cristina Kirchner de pressionar as tratativas da disputa pelas Ilhas Malvinas, às vésperas do 30º aniversário da Guerra das Malvinas.
O porta-voz do primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse recentemente a jornalistas, ser contraproducente e também uma interpretação equivocada da resolução da Grã-Bretanha a respeito da questão. Londres e Buenos Aires se recusam a discutir sobre a sua soberania sobre o território, a não ser que cerca de 3.000 Ilhéus assim solicitem. Com fortes vínculos culturais e econômicos com o Reino Unido, os chamados “Kelpers” não demonstram intenção de mudar de nacionalidade.
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/londres-protesta-contra-proposta-argentina-de-boicote
Publicado por: David Maldonado
Nenhum comentário:
Postar um comentário