Segundo especialistas, a situação economica americana e o clima hostil a imigrantes que existe em várias regiões dos EUA, são os principais motivos para a inversão do fluxo, há mais mexicanos em condições de ilegalidade deixando o país e voltando ao México, do que o contrário. Fato inédito em pelo menos 40 anos.
A diferença, de acordo com o Instituto Pew Hispanic Center, diz respeito a muitos imigrantes que foram deportados ou simplismente voltaram para seu país de origem por conta da crise financeira que os norte americanos enfrentam e por conta da dificuldade em conseguir um emprego.
Após a crise de 2008, muitos Estados Norte-Americanos adotaram políticas mais duras para evitar a imigração ilegal, não só de mexicanos. O tema, inclusive é um dis principais pontos de discussão nas campanhas dos pré-candidatos republicanos à presidencia dos EUA, Mitt Romney e Paul Santorum.
Para Jeffrey Passel, pesquisador do Instituto, ainda não é possível, no entanto pontuar o que foi mais determinante para que um número tão elevado de imigrantes deixasse o país. "Não sabemos se é a economia ou o aumento da vigilância. Suspeito que as duas coisas.", conclui o pesquisador.
Publicado por : Thaís Rodrigues
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/03/migrantes-ilegais-voltando-ao-mexico-superam-o-que-vao-aos-eua-diz-estudo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário