domingo, 25 de março de 2012

Colômbia quer dobrar produção de etanol até 2014

A produção de etanol na Colômbia está prestes a quase dobrar até 2014, o país tem estimulado projetos de etanol para reduzir sua conta de importação enquanto cria empregos nas áreas rurais que são voltadas para a produção de coca, fato este que o tonaria o segundo maior produtor de etanol, mas mesmo assim seria apenas uma fração da existente no Brasil.

O aumento da produção poderá fornecer combustível adicional equivalente para cerca de um quarto das importações de combustível de 2011, pela empresa estatal de petróleo Ecopetrol. 
A Colômbia produz etanol quase inteiramente a partir da cana-de-açúcar, e também produz biodiesel de óleo de palma.

O impulso do país em biocombustíveis é em parte destinado a ajudar a substituir o cultivo de coca, principal ingrediente da cocaína, com cultivos legais. Apoiadores dizem que o esforço criou negócios legítimos em áreas antes dominadas por guerrilheiros de esquerda e paramilitares de direita envolvidos no tráfico de drogas. Tal iniciativa é extremamente importante uma vez que causaria impactos positivos em certas regiões favorecendo a paz e ao progresso econômico do país limitando as importações de energia cara.

Publicado por: Thiago Bacelar Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário