Essa semana o primeiro ministro canadense Stephen Harper vai fazer uma viajem para o continente asiático, a segunda em três meses, objetivando um progresso comercial na região. O Canadá possui uma pequena relação comercial com a Tailândia e outros países do sudeste asiático, com as suas exportações e importações chegando a menos de três bilhões de dólares em 2011.
A Tailândia poderá servir como um ponto de entrada confortável e seguro para a entrada do Canadá na região, dessa forma podendo aumentar o seu comércio com os países que compõem a ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), além de poder fazer progressos comerciais com dois grandes centros asiáticos, China e índia.
Essas viajens do primeiro ministro canadense para a Ásia com a tentativa de ampliar seu intercâmbio comercial com esses países mostram que o Canadá objetiva ser menos independente dos EUA, buscando aumentar sua influência no mundo, tal como o seu vizinho o faz. Stephen Harper disse que a prioridade econômica do Canadá é o aumento comercial com os países asiáticos, sabendo que esses estão em grande fase de crescimento.
Publicado por: Anderson Rodrigues Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário