domingo, 4 de março de 2012

México espera chegar a um acordo com o Brasil a respeito das negociações automotivas

          Terminou sem acordo a segunda rodada de negociação entre Brasil e México sobre o acordo automotivo assinado pelo Mercosul com o país norte-americano, deixando em aberto a possibilidade de anulação do tratado. Uma nova reunião prevista para a última semana foi cancelada, sem explicações, e a delegação mexicana deixou o País antes do previsto.
          O México, que não quer perder um importante mercado de automóveis e peças, havia aceitado na quarta-feira outras demandas do Brasil: uma revisão do conteúdo de origem de exportações e a inclusão de veículos pesados no acordo de livre comércio, disseram fontes brasileiras. O secretário de economia do México, Bruno Ferrari, afirmou nesta quinta-feira em coletiva de imprensa que seu país está disposto a renegociar sob "termos de reciprocidade".
          A proposta brasileira, no entanto, vai contra os princípios dos mexicanos, que defendem uma solução que resulte no aumento do fluxo comercial entre os dois países e não na redução.Veículos pesados. Outra proposta do Brasil é a ampliação do acordo para incluir veículos pesados e máquinas agrícolas, setores em que o País é competitivo.
          A renegociação do acordo, em vigor desde novembro de 2002, foi acertada pela presidente Dilma Rousseff com Calderón. Incomoda ao Brasil o déficit na balança comercial com o México causado pelo forte aumento nas exportações mexicanas de veículos nos últimos três anos.


          Leia mais em: http://noticias.r7.com/economia/noticias/negociacao-automotiva-entre-brasil-e-mexico-segue-indefinida-20120229.html




Publicado por: Thaís Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário