domingo, 29 de abril de 2012

Walmart é acusado de corrupção no México


       
            A rede Walmart, que possui lojas em 27 países, incluindo o Brasil, atende 200 milhões de clientes por semana. Ao todo a emprese emprega 2,2 milhões de pessoas e é considerada a maior varejista do mundo, é alvo de denuncias de corrupção. Na pressa de construir mais lojas e liderar o mercado de varejo no México, executivos da rede americana Walmart pagaram propinas para a obtenção de licenças em praticamente todos os cantos do país. As acusações foram feitas por meio de uma reportagem do The New York Times.
            Segundo o jornal, o Walmart não levou adiante uma investigação para apurar se o seu braço mexicano, o WalMex, subornou autoridades do país para abrir filiais. Atualmente, uma em cada cinco lojas da rede se localiza no México.
            Inicialmente, o Walmart teria enviado uma missão para verificar os gastos de US$ 24 milhões com suborno. Depois de descobrir as irregularidades, a matriz da companhia, nos EUA, não teria levado adiante o caso e tampouco teria informado a justiça mexicana ou americana.
            Ainda segundo o jornal, um ex-agente especial do FBI que investigou o caso dizia que havia fortes indícios de violações das leis mexicanas e americanas. Ele ainda recomendou á empresa que as investigações fossem ampliadas.Nenhum dos funcionários da rede dos estados unidos ou México  chegou a ser notificado sobre o caso.Eduardo Castro Wright,identificado como um  dos membros da fraude foi promovido para vice presidência do Walmart em 2008.
            Em resposta ao artigo, o Walmart informou que “se essas alegações são verdadeiras, não é um reflexo de quem somos ou defendemos. Estamos profundamente preocupados com essas acusações e trabalhando agressivamente para esclarecer o que aconteceu.” 




 Publicado por: Thaís Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário