domingo, 22 de abril de 2012

Brasil apoiou tráfico de armas à Argentina na Guerra das Malvinas


Segundo publicação do jornal “O Globo” nesse domingo (22), o Governo brasileiro teria prestado apoio logístico à Argentina para o abastecimento de armas soviéticas na Guerra das Malvinas, em 1982.

A iniciativa começou com o apoio da União Soviética (URSS) e de Cuba ao regime militar argentino na Guerra das Malvinas, pelo motivo do Reino Unido ser um dos seus principais inimigos junto dos Estados Unidos. O regime militar brasileiro teria permitido voos da companhia Aerolíneas Argentinas com armas entre Líbia e Buenos Aires, fazendo escala em Recife, alcançando uma frequência de até dois voos por dia.

Nesse período, um documento do Conselho de Segurança Nacional do Brasil registrou que a Argentina estreitou seus contatos com o Brasil, com pedidos de ajuda na compra de aviões, bombas incendiárias, munição para fuzis, sistemas de radar e querosene de aviação.

Foi destaque, na mesma publicação, um documento da embaixada britânica criticando o Brasil por ceder seus aeroportos aos voos da Argentina com carregamento de armas. O Governo brasileiro respondeu ao Reino Unido que em suas revisões dos voos da Aerolíneas Argentinas 'não encontrou nada de natureza militar'.

Por: David Maldonado 

Fonte:            
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/brasil-apoiou-trafico-de-armas-a-argentina-na-guerra-das-malvinas-diz-jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário