domingo, 13 de maio de 2012

Maior prédio da América Latina será construído no Chile

           A Gran Torre Costanera terá 64 andares num total de 300 metros de altura, sendo assim, o maior prédio da América Latina. O prédio será contruído na região de Sanhattan, que é conhecido como o centro financeiro de Santiago.        
           A Gran Torre Costanera será composta por quatro torres em torno do arranha-céus e ocuparam um espaço de 190 mil metros quadrados. No prédio, será criado um shopping de seis andares, que será o maior do Chile.
           A Torre Costanera faz parte de um projeto do magnata alemão Horst Paulmann, que teve a construção cessada por 11 meses por causa da crise econômica mundial. A construção foi retomada em dezembro de 2009 e ainda não tem previsão para ficar pronta.
           Existem prós e contras a respeito da construção deste prédio. Alguns especialistas afirmam que, por sua localização, criará um caos sem igual. Estudos feitos pelo Ministério do Transporte chileno mostram que o tráfego de automóveis na região poderá subir de 30% a 50%. Além do tráfico de automóveis, a preocupação também é com o tráfego humano onde a preocupação é que fluxo que pessoas possam fazer com que sair do prédio possa demorar até 2 horas. Outras pessoas, como a ex- presidente Michelle Bachelet, acreditam que o prédio representará um "símbolo do renascimento" chileno. O prédio criará aproximadamente 5000 empregos, o que ajudará na economia do país. A expectativa dos que defendem o arranha-céus é de que ele vá conferir ainda mais importância à região de Sanhanttan.
            A preocupação com o congestionamento de pedestres, é piorar uma problema já existente. O tráfego é complicado nos horários de pico desde que o edifício Titanium (hoje, o mais alto do Chile com aproximadamente 192 metros) foi inaugurado, em maio de 2010. Um comitê de autoridades de Santiago criaram 28 medidas para tentar diminuir os impactos no trânsito local. A maior parte delas é sobre a mudanças do tráfego na região, a sincronização de sinais de trânsito, a ampliação de avenidas, etc.
           "Acredito que o impacto do Costanera será muito positivo. Temos que aprender a nos mover em cidades apertadas, tumultuadas e densas. É o que vemos em Nova York, na hora do almoço, por exemplo, quando todos saem para as ruas, sem incomodar uns aos outros. Não creio que haverá problemas'', defende o arquiteto Yves Besançon, que comanda o projeto da Gran Torre Costanera.


A imagem acima mostra uma representação de como a Grand Torre Costanera será.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/bbc/2012-05-11/predio-mais-alto-da-america-latina-divide-os-chilenos.html

Escrito por: Jéssica Portes

Nenhum comentário:

Postar um comentário